sonia guajajara

 

O presidente que prometeu em campanha violar a Constituição da República em relação ao capítulos dos direitos dos povos indígenas ataca agora o Acampamento Terra Livre (ATL) de 2019. Ele espalhou a notícia falsa de que o ATL, evento anual de mobilização dos povos indígenas em Brasília, agora na décima quinta edição, é custeado com dinheiro público.

No entanto, caso fosse verdade, seria um dinheiro bem empregado, pois reunir as lideranças indígenas com as autoridades federais atenderia ao interesse público, ao contrário dos planos do governo de entregar a Amazônia à exploração econômica dos Estados Unidos, o que foi anunciado com o seu encontro com Donald Trump junto com sua intenção inconstitucional de ‘rever” as demarcações de terras indígenas: “Bolsonaro quer explorar a Amazônia com os Estados Unidos.

Sônia Guajajara, coordenadora adjunta da Articulação dos Povos Indígenas (APIB), denunciou mais este episódio de “fake news” do presidente da república.

atl 2019

 

Porque a “informação” do presidente é falsa, e os povos indígenas precisam de ajuda para se deslocar e acampar em Brasília, pedimos a todos que ajudem o ATL 2019 participando da campanha de financiamento coletivo. A APIB enfatiza o caráter grave do momento político e social:

O ano de 2019 começou num contexto gravíssimo. Desde o 1º dia do ano somam-se inúmeros e sérios ataques aos direitos indígenas. Miram nossas vidas e nossas terras. É nesse contexto que realizaremos o 15º Acampamento Terra Livre, reunindo milhares de lideranças indígenas em Brasília para reafirmar a resistência e articular estratégias de luta.

 Cliquem aqui para apoiá-lo: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/seja-um-apoiador-do-acampamento-terra-livre-201.