arawete sesc

 

Lançamento no SESC Ipiranga do livro de Eduardo Viveiros de Castro, Camila de Caux e Guilherme Orlandini Heurich. O evento contará com a participação de Kamarati Araweté e Kuriti Araweté, com mediação de Juliana Cunha.

Ainda não lemos a obra. No entanto, relembrando o livro de Eduardo Viveiros de Castro que resultou da adaptação de sua tese de doutorado, Araweté: O Povo do Ipixuna (primeira edição publicada pelo CEDI em 1992), vemos que os problemas de que o antropólogo constatava na época mantêm sua atualidade para os povos indígenas em geral: desmatamento, exploração ilegal dos recursos das terras indígenas, inclusive o etnocídio, ameaça que era descrita nesta passagem:

 

A organização ALEM (Associação Linguística Evangélica missionária), de orientação fundamentalista, vem insistentemente procurando ingressar em todas as áreas indígenas do Médio Xingu, desde pelo menos 1987. [...]

[...] De resto, a competência dos missionários da ALEM na área da educação indígena é nula, servindo mal para acobertar a intenção de destruição sociocultural dos povos visados por essa organização.

 

A ameaça que Viveiros de Castro viu nos fim dos anos 1980 volta a tornat-se política do Estado. Aquele que senta na cadeira da presidência da república, Michel Temer, seguindo sua política de indicar as pessoas tecnicamente menos capazes para os locais mais importantes, nomeou para presidir a Funai um pastor evangélico do PSC (Partido Social Cristão) Antônio Costa, que, declarou em entrevista a João Fellet da BBC Brasil que não só quer a mineração em terras indígenas, como é a favor do que o antropólogo chamou de “destruição sociocultural”:

 

BBC Brasil – O senhor é pastor evangélico. Qual a sua posição sobre a pregação religiosa nas aldeias?

Costa - Vejo com a maior naturalidade.

 

A entrevista foi publicada em 6 de abril de 2017 (Índios não podem ficar ‘parados no tempo’, diz novo chefe da Funai). É um escândalo que se veja com qualquer naturalidade este governo.

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone