indios no poder ocupa funai ce“Índios no Poder” é o último filme de Rodrigo Siqueira Arajeju que, além do prêmio de Melhor Direção na Mostra Brasileira Competitiva de Curta-Metragem do 26º Festival Cine Ceará, foi escolhido entre os 10 mais Favoritos do Público em 2016 no Festival de Curtas Metragens de São Paulo (http://www.indio-eh-nos.eco.br/2016/09/03/indios-no-poder/).

O debate ocorrerá no âmbito da Ocupação da Funai pelos índios do Ceará, em protesto contra o gritante loteamento político da Fundação pelo governo Temer. Vejam a página da Ocupação nesta ligação: https://www.facebook.com/ocupafunaice/?fref=ts.

 

CINE DEBATE: ÍNDIOS NO PODER
na #OcupaFunaiCE

Mario Juruna, único índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte (1987/88).
Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem ataques aos seus direitos constitucionais pela Bancada Ruralista. O cacique Ládio Veron, filho de liderança Kaiowa e Guarani executado na luta pela terra, lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014 sob ameaças do Agronegócio.

Índios no Poder – Trailer
https://vimeo.com/140084737

Protagonistas: deputado Mario Juruna (em memória); cacique Ládio Veron Kaiowa e Guarani; Ailton Krenak; Doéthiro Álvaro Tukano; Valdelice Veron Kaiowa e Guarani; Aurivan “Neguinho” Truká; e Sonia Guajajara.

Roteiro e Direção: Rodrigo Arajeju.
Diretor de Fotografia: André Carvalheira.
Som Direto: Alisson Machado.
Diretor de Produção: Pablo Peixoto.
Diretora de Arte: Marcia Roth.
Ilustração: João Teófilo.
Edição e Mixagem de Som: Mauricio Fonteles.
Montagem: Sergio Azevedo.
Finalização: Base Audiovisual.
Produção Executiva: Alisson Machado.
Coprodução de 7G Documenta, Argonautas e Machado Filmes.
Patrocínio da SAv/MinC – Governo Federal.
Troféu Mucuripe de Melhor Direção na Mostra Brasileira Competitiva de Curta-Metragem do 26º Festival Cine Ceará

O cine debate acontece nesta sexta-feira (31/03), na ocupação da Coordenação Regional II da Funai CE, que ocorre desde o dia 20/03 e permanecerá até que o ato que nomeou, por apadrinhamento político, uma servidora para o cargo de coordenadora da CR NE 2, seja revogado. A mesma foi indicada pelo deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE)

COLABORE COM A LUTAS DOS POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ DOANDO ALIMENTOS E ÁGUA PARA A #OCUPAFUNAICE

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone