udesc teatro 2

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) abriu processo de seleção para mestrado e doutorado em Artes Cênicas com cota para indígenas, pelo edital 3/2017 do PPGT (Programa de Pós-Graduação em Teatro).

É a única pós-graduação na área de Teatro que prevê cota para indígenas no Brasil. A inscrição vai até o dia 5 de abril e todo o processo seletivo pode ser realizado à distância.

Há cotas também para candidatos negros e estrangeiros e das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Citamos o edital:

 

2.4. Além das vagas oferecidas no subitem 2.1, serão oferecidas vagas suplementares:

a) 01 vaga para o curso de Mestrado e 01 vaga para o curso de Doutorado para candidatos/as estrangeiros/as aprovados no âmbito do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação – PEC/PG da CAPES, ou provenientes de Universidades conveniadas com a UDESC, com bolsa oriunda de seu País de origem;

b) 02 vagas para o curso de Mestrado e 02 vagas para o curso de Doutorado para alunos/as oriundos de IES das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou profissionais vinculados a IES dessas regiões. Estas vagas seguem os princípios de solidariedade propostos nos processos de qualificação e formação acadêmica da CAPES. Neste caso, o/a candidato/a deverá apresentar, juntamente com os documentos exigidos no item 2.2:

- cópia do comprovante de residência, que confirme a residência nas regiões apontadas. Caso o comprovante não esteja em nome do/a candidato/a, deverá estar acompanhado de declaração do/a proprietário/a na qual afirma que o/a candidato/a reside no endereço informado;

- cópia de frente e verso do diploma de Graduação ou de Mestrado, que comprove a situação de aluno/a oriundo de IES das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Na falta deste documento, o/a candidato/a poderá apresentar a cópia do certificado de conclusão do curso ou documento da secretaria do curso que ateste que o/a candidato/a está cursando o último semestre do curso de Graduação ou de Mestrado nas regiões apontadas;

-atestado ou declaração da IES de origem, que comprove o vínculo empregatício, no caso de profissionais vinculados a IES das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

c) 01 vaga para o curso de Mestrado e 01 vaga para o curso de Doutorado para alunos/as indígenas. Neste caso, o/a candidato/a deverá apresentar autodeclaração, juntamente com os documentos exigidos no item 2.2. Poderão concorrer à vaga suplementar para indígenas os/as candidato/as pertencentes a povos indígenas residentes no território nacional e transfronteiriços. O/a candidato/a que optar por concorrer à vaga suplementar para indígenas deverá esclarecer, no documento de autodeclaração: a qual povo indígena pertence; seus vínculos com o povo indígena a que pertence; e sua situação em relação às línguas do povo indígena a que pertence. Para comprovar sua condição, caso aprovado/a deverá apresentar, no ato da matrícula, documento emitido por autoridade indígena reconhecida ou pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

d) 01 vaga para o curso de Mestrado e 01 vaga para o curso de Doutorado para alunos/as negros/as. Neste caso, o/a candidato/a deverá apresentar autodeclaração, juntamente com os documentos exigidos no item 2.2.

 

Para mais informações e para baixar o edital, cliquem nesta ligação: http://www.ceart.udesc.br/?id=346.

 

Nota: Este post é meramente informativo. Para confirmação das informações, entrem em contato com a instituição responsável.