comissão guarani yvyrupa

 

A Comissão Guarani Yvyrupa, importante organização indígena, vai realizar entre 12 e 16 de setembro sua assembleia. O encontro deverá reunir mais de duzentas pessoas. Desta vez, ela ocorrerá em São Paulo, na aldeia Tenondé Porã.

Os Guaranis lançaram uma campanha de financiamento coletivo da Assembleia, com prazo até 29 de agosto, para que a CGY pede colaboração e divulgação. Se a campanha não chegar até quinze mil reais dentro desse prazo, os recursos serão perdidos:

Entre os dias 12 e 16 de setembro de 2016 realizaremos nossa assembleia da Comissão Guarani Yvyrupa na aldeia Tenondé Porã, zona sul do município de São Paulo. Pretendemos reunir mais de 200 parentes Guarani dos estados do sul e sudeste do Brasil. As assembleias da CGY são um momento muito importante para nós. A cada três anos, muitos de nossos caciques, lideranças e anciões se encontram para avaliarmos o momento político que vivemos e a atuação da CGY. Trata-se de um espaço para pensarmos coletivamente quais foram os principais erros e os principais acertos que cometemos nos últimos anos e o que precisamos mudar para que nossa luta se fortaleça ainda mais.

A assembleia também é um importante espaço de formação, por conta do grande número de jovens lideranças que participam dela. Nesse ano pretendemos realizar oficinas sobre direito territorial e ambiental, assunto que temos achado cada vez mais importante compreender para garantir a conquista da demarcação e a preservação de nossas terras. Além disso, a assembleia é o momento no qual elegemos nossa Coordenação Geral, lideranças que serão os principais representantes da CGY em suas regiões, sendo responsáveis por articular as pautas e reivindicações locais com as do movimento indígena de todo o país.

Para ler mais e contribuir com este evento fundamental dos Guaranis, clique nesta ligação: https://benfeitoria.com/assembleiacgy

O vídeo da campanha pode ser visto também nesta ligação: https://www.youtube.com/watch?v=FC2tJRCJ9_o