Divulgamos abaixo a próxima exibição em São Paulo do premiado filme de Rodrigo Siqueira Arajeju, “Índio Cidadão?”, em 6 de agosto, acompanhada de debate com David Guarani, Thiago Djekupe, Rinaldo Arruda e Luiz Bolognesi.
O mediador será o jornalista Alceu Castilho, que coordena o “De Olho nos Ruralistas”, que está em campanha de financiamento coletivo. Como se sabe, trata-se  de um importante observatório do agronegócio (e até mesmo, acrescentamos, do que chamamos de agrobanditismo…), com um sítio na internet e uma série de programas na webtv, de que já participamos.
Tendo em vista a importância dos temas a que “De Olho nos Ruralistas” se dedica, muitas vezes ignorados pelos grandes meios de comunicação, acreditamos que esta campanha é necessária.
A entrada para o evento, alimentação não perecível, será doada para os Guaranis Kaiowá do Mato Grosso do Sul.

Filmamos as falas dos Guaranis no evento. Aqui, David Guarani:

Thiago Karai Djekupe:

Ambos, no encerramento, falam da abertura dos Jogos Olímpicos; Thiago conta que a tocha passou pela aldeia, apagada, e, ainda por cima, quando a aldeia estava de luto:

 

 

O cartaz e a divulgação do evento:

 

indio cidadao de olho nos ruralistas

 

CINEDEBATE TERÁ DOIS INDÍGENAS, CINEASTA E PROFESSOR
| David Guarani, Thiago Djekupe, Luiz Bolognesi e Rinaldo Arruda debaterão no sábado o documentário “Índio Cidadão? – o filme” |

De Olho nos Ruralistas promove no sábado exibição do documentário “Índio Cidadão? – o filme” (2014), de Rodrigo Siqueira Arajeju. Às 18 horas, em São Paulo.
Para debater o filme teremos dois convidados indígenas: David Guarani e Thiago Djekupe. Completam a mesa o antropólogo Rinaldo Arruda, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e o cineasta Luiz Bolognesi, roteirista de “Terra Vermelha” e “Bicho de Sete Cabeças”, entre outros.
O escritor Olívio Jekupe não poderá mais participar. Mas indicou David Guarani, recomendado também pelo próprio diretor do filme, Rodrigo Siqueira Arajeju.
“Índio Cidadão?” traz imagens importantes sobre a disputa do espaço político brasileiro pelos povos indígenas. A imagem do cartaz é a do líder indígena Ailton Krenak durante a Constituinte, em uma cena histórica impressionante.
O evento faz parte da campanha de arrecadação do De Olho nos Ruralistas, um observatório sobre agronegócio no Brasil. O debate será mediado pelo editor do projeto, Alceu Castilho.
Mas o ingresso (comidas não perecíveis, menos açúcar, sal e leite em pó) será revertido para comunidades Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul. Quem quiser fazer doações em dinheiro para a efetivação do observatório também terá essa oportunidade.
O cinedebate será seguido de festa, com banda e DJs, no mesmo endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bexiga. Em uma casa onde funcionam vários coletivos independentes de comunicação.
Fernanda Pittelkow, do Comida Sem Vergonha, fará as comidas para os dois eventos: pães de queijo, sopas e caldos (com opção vegana e vegetariana). Parte da arrecadação será revertida para o projeto, assim como a arrecadação da bebida.

Página do cinedebate: https://www.facebook.com/events/642813729217896/

|| A campanha de financiamento coletivo do De Olho nos Ruralistas se encerra na próxima quarta-feira, 10 de agosto. Conheça melhor o projeto e saiba quais as recompensas para cada tipo de doação neste link: http://bit.ly/1sCYNBQ.||

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone