SOMOS TODOS TREMEMBÉ a

 

Adriana Carneiro, liderança Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca (CE), denuncia em vídeo a devastação da Terra de seu povo por não índios, desde setembro de 2015.  As matas de murici e batiputá, fundamentais para esse povo, sofrem a destruição, e o acesso para a coleta desses vegetais foi barrado.

A violência ocorre depois de uma vitória do povo Tremembé. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou  a portaria n. 1.318, de 7 de agosto 2015, publicada no dia 11 seguinte, definindo os “limites da Terra Indígena TREMEMBÉ DA BARRA DO MUNDAÚ”.

A região é ameaçada pela construção de hotéis e campos de golfe, planejados em um empreendimento turístico que seria chamado de Nova Atlântida – espera-se, fadado ao naufrágio. Ciro Barros elaborou para a Pública matéria, de 30 de janeiro de 2015, “No Ceará, terra dos Tremembé é ameaçada por resort espanhol“, sobre essa ameaça de grandes proporções:

De acordo com um artigo do espanhol Juan Ripoll Mari, que está à frente do empreendimento, “em sua primeira fase [o projeto] prevê a construção de 27 hotéis e resorts, seis condomínios residenciais e três campos de golfe. Se aprovado, ocupará 12 quilômetros contínuos da orla da praia da Baleia, em Itapipoca, com 3,1 mil hectares de área, “terra onde o sol brilha na maioria dos 365 dias do ano, emoldurado por dunas deslumbrantes e pelos decantados ‘verdes mares’”, descreve o empresário.

A empresa espanhola não só não respondeu às chamadas da Pública como não tem site nem assessoria de imprensa nem telefone. O estudo de impacto ambiental, contratado a uma outra empresa, cujo diretor sofreu condenação por EIA fraudados, invisibilizou os índios. A esperança do povo Tremembé de que a portaria de sua Terra fosse assinada neste ano foi realizada, mas a paz não aconteceu. Adriana Carneiro denuncia que apenas em dezembro eles tiveram apoio da Funai e  do Ibama.

O vídeo, publicado em 24 de janeiro de 2016 na página Somos Todas e Todos Tremembé,  pode ser visto nesta ligação: https://www.facebook.com/950687798291935/videos/1208715072489205/?permPage=1