índio e nós ajd retorno da terra

O documentário “Tupinambá – O retorno da terra”, de Daniela Alarcon, terá nova exibição, desta vez na Associação Juízes para a Democracia (AJD), em São Paulo, com a presença do cacique Babau, da diretora e antropóloga Daniela Alarcon e do presidente da AJD, André Augusto Bezerra. A entrada é livre e haverá um debate.

O filme conta a retomada das terras pelos Tupinambás na Bahia, desde a atuação do Caboclo Marcelino até os dias de hoje, com destaque para a violência dos fazendeiros e das autoridades policiais, as fraudes nos registros para a grilagem das terras indígenas, a repressão pela Força Nacional de Segurança, bem como a criminalização dos Tupinambás, estimulada pelas campanhas anti-indígenas dos meios de comunicação, que incluiu a prisão do Cacique Babau e  de outros índios pela Polícia Federal.

Local: AJD. Rua Maria Paula, 36, 11º andar, conjunto B. São Paulo-SP.

Data: 18 de agosto de 2015 (terça-feira), às 10:00h.

Portal do filme: http://reporterbrasil.org.br/retornodaterra/#projeto

Nesta pequena entrevista dada a Índio é Nós, Casé Angatu falou dos Tupinambás de Olivença e do Seminário Índio Caboclo Marcelino: http://www.indio-eh-nos.eco.br/2014/08/15/setembro-em-olivenca-ilheus-seminariojornada-indio-caboclo-marcelino/

O restante da programação do filme em São Paulo, que ainda será exibido à tarde no Cine Olido (cliquem para ampliar a imagem):

índio é nós retorno da terra tupinambá