índioé nós resistência guarani 24 de abril

GRANDE ATO DA RESISTÊNCIA GUARANI SP – DEMARCAÇÃO JÁ!
24/04 às 17h no MASP

Nós, indígenas Guarani da cidade de São Paulo, chamamos a todos e todas para o Grande Ato da Resistência Guarani SP: Demarcação Já!, que acontecerá no dia 24 de abril a partir das 17:00, no MASP da Avenida Paulista.

Conheça a campanha no site da Comissão Guarani Yvyrupa:
http://campanhaguaranisp.yvyrupa.org.br/

Somos mais de 2.000 Guaranis na capital paulista, e lutamos pela efetivação da demarcação de nossas terras e reconhecimento de sua real extensão.

Desde 1980, quando foram reconhecidos os primeiros territórios tradicionais guaranis na cidade, buscamos corrigir a demarcação das áreas de ocupação e uso da terra pelo nosso povo.
Entre 2012 e 2013, a FUNAI aprovou relatórios que atestam o real limite dos nossos territórios. Apesar disso, ainda não tivemos nossos direitos garantidos, porque os processos de demarcação das TI’s Tenondé Porã e Jaraguá encontram-se barrados na mesa do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Agora só depende de sua assinatura.

A terra foi feita pelas divindades para todos os povos. Não é nossa, e não é dos brancos. Mas a verdade é que os brancos hoje se dizem donos de todos os lugares onde vivíamos no passado, e para nós não sobrou quase nada, e por isso hoje sofremos.

Contamos com todos e todas, parentes e juruás, para engrossar nossa luta no dia 24 e brigar junto conosco pela efetivação de nossos direitos, dos direitos dos povos indígenas, e contra esse processo histórico de expropriação e massacre pelo qual estamos passando.

Aguyjevete!

Confira também:

Assine nossa petição pela demarcação de nossas terras! #AssinaLogoCardozo!

Lançamento da nossa campanha – 17/04 às 16h:  https://www.facebook.com/events/1422297861354711/?ref=22

 

Atenção: Este link tem caráter meramente informativo. Sempre cheque as informações sobre os eventos, que podem ter sido alteradas, com os seus respectivos organizadores.