Na FFLCH/USP, sala 105 da Faculdade de Ciências Sociais. Para o sítio do evento, clicar aqui.

Faltam poucos dias para a realização do Aty Guasu em Caarapó-MS. Trata-se da grande assembleia indígena, que delibera os rumos que o movimento tomará no próximo período. Às vésperas deste evento que com certeza atrairá a atenção do agronegócio na região, se faz extremamente necessário que somemos forças para garantir a autodeterminação dos povos Guarani Kaiowá. Assim, com o espírito de lançar luz sobre os conflitos na região é que o movimento RUA – Juventude Anticapitalista convida a todas e todos para participarem do debate que estamos organizando na USP.

Nosso convidado, o cacique Ládio Verón, é uma das mais jovens e combativas lideranças dos Guarani Kaiowá. No dia 07/04, há exatamente uma semana do Aty Guasu, ele virá para São Paulo relatar o histórico de lutas dxs Guarani Kaiowá, desde antes da monocultura de cana-de-açúcar no estado, passando pelo agravante acordo do etanol entre Lula e Bush em 2007, até a mais recente política de retomada das terras que lhes foram roubadas.

O objetivo é dar visibilidade e voz para este povo, que vem sendo sistematicamente massacrado pelos latifundiários, pelo governo federal e pela bancada ruralista. Já é rotina a encomenda de assassinatos de lideranças indígenas nas aldeias da região, bem como a prática de envenenar as águas e terras nas quais elxs se estabelecem para que tenham que deixar a região. Apesar de tudo, xs Guarani Kaiowá se mantém na luta por suas terras e cada vez mais se dispõem a enfrentar o agronegócio.

Estão todxs convidadxs para esta atividade, que ocorrerá na sala 105 do prédio das Ciências Sociais, às 18h do dia 07/04.

PARA PARTICIPAR: basta levar 2kg de alimentos não perecíveis: todos os alimentos que forem arrecadados no debate serão doados para a comissão organizadora do Aty Guasu e serão consumidos ao longo dos cinco dias de assembleia. Quanto mais conseguirmos arrecadar, mais abateremos os custos organizativos do Aty Guasu, por isso é muito importante trazer os alimentos. Se porventura alguém não puder levá-los no dia é possível entregar ao longo dos próximos dias, basta deixar combinado.

Atenção: Este link tem caráter meramente informativo. Sempre cheque as informações sobre os eventos, que podem ter sido alteradas, com os seus respectivos organizadores.